6º ataque a banco na região

Criminosos explodem agência bancária em Dilermando de Aguiar

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Os cerca de 3 mil moradores de Dilermando de Aguiar acordaram na madrugada desta quinta-feira com barulhos de explosões. A agência do Banrisul do município, que fica a pouco menos de 50 quilômetros de Santa Maria, foi alvo de mais um ataque a banco na Região Central neste ano. 

Dupla é presa durante operação em combate a roubo de veículos em Cruz Alta

- Eu acordei com uma paulada na porta da minha casa e acompanhei tudo pela janela. Primeiro, eles explodiram um caixa (eletrônico), depois o outro e fugiram - relata um morador de uma residência próxima do local, 72 anos.

O idoso estava dormindo, quando pouco depois das 3h acordou com um barulho na porta de casa. Ele levantou e quando entendeu o que estava acontecendo, acionou a Brigada Militar de São Pedro, já que nesta noite não havia policiamento em Dilermando de Aguiar. Segundo ele, os policiais demoraram mais de 20 minutos para chegar até o local, pois a ponte que liga as duas cidades estava cheia de miguelitos.

- Há uns dois anos, eles atacaram o Sicredi, que fica na outra avenida. A gente sente uma sensação de insegurança, né, como não tem policiamento aqui. A minha casa também já foi assaltada umas duas vezes - comenta o morador. 

Conforme a Brigada Militar, a quadrilha teria chegado em um carro e explodido o local duas vezes. Quando os policiais chegaram ao local, os bandidos já haviam fugido em um carro escuro. A polícia acredita que quatro ou cinco pessoas participaram do crime e portavam armas longas. Ainda não se sabe foi levado dinheiro do local, que fica na Avenida Rocha Vieira.

Acusado de matar homem durante tiroteio na Vila Lídia é absolvido

Para dificultar a chegada da polícia, os criminosos espalharam miguelitos (ferros retorcidos para furar pneus) pela BR-158, que dá acesso a Santa Maria, e na estrada que liga o município a São Pedro do Sul. Não houve reféns e ninguém ficou ferido. 

O delegado Jun Sukekawa, que está investigando o caso, acredita que os criminosos tenham fugido pela BR-158, em direção a Santa Maria ou Rosário do Sul. A polícia está fazendo buscas nas proximidades.

Só neste ano, bancos de Mata, Itacurubi, Formigueiro e Santana da Boa Vista já foram atacados por bandidos desde fevereiro. Este é o sexto ataque a bancos de cidades da região já que, em Mata, foram dois ataques neste ano.

Policiamento é reduzido na cidade
Conforme o tenente Cardoso, comandante da Brigada Militar de São Pedro do Sul, o efetivo da BM em Dilermando de Aguiar conta com seis policias ao todo. Por conta do efetivo ser pouco, os plantões são feitos durante 12 horas por dia em diferentes escalas de horário. 

Nesta madrugada, durante o ataque ao banco, os policias faziam plantão das 13h de ontem até a 1h desta noite. O crime aconteceu por volta das 3h20min. Por isso, a BM da cidade vizinha foi acionada e levou cerca de 15 minutos para chegar até o local por conta dos miguelitos na estrada, de acordo com o tenente. Segundo ele, geralmente a polícia de São Pedro do Sul leva em torno de 10 minutos para chegar até Dilermando.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria deve formar mais de 400 sargentos da BM em 2018 Anterior

Santa Maria deve formar mais de 400 sargentos da BM em 2018

Dupla é presa durante operação em combate a roubo de veículos em Cruz Alta Próximo

Dupla é presa durante operação em combate a roubo de veículos em Cruz Alta

Polícia/Segurança